"Na guerra pelo progresso, o homem não mede esforços e as consequências de seus atos. O importante é avançar. Numa batalha desigual, destrói insanamente os recursos naturais, essenciais à sobrevivência. A resposta da natureza pode até demorar, mas não falha. Às vezes, é imediata, intrigante ou mesmo desafiadora. Só precisamos interpretá-la.
Num ato silencioso e inusitado, ela respondeu aos afiados machados e às violêntas motosserras, maiores formas do desrespeito destruidor. Insistiu e exigiu seu espaço para expor a beleza de suas flores e a generosa sosmbra da sua copada, numa grande demonstração de energia e desejo de viver. Derrubado e transformado em poste para suporte de fios da rede elétrica, o Ipê amarelo não se intregou. Com uma reação estupenda, recuperou sua pompa e reinado de árvore símbolo nacional. Rebelou-se à condenação injusta, criou suas raízes no solo e voltou a reinar absoluto, esbanjando alegria e beleza com sua identidade marcante.
Reconsiderando o seu ato, o homem decidiu transferir a rede elétrica a um poste de concreto instalado ao lado. Agora o Ipê reina livre dos fios.
Este Ipê, que pode ser honrado com "i" maiúsculo, é uma atração pública em Porto Velho, capital de Rondônia, distante 3.500 quilômetros de Porto Alegre. Doce previlégio dos moradores do bairro, o exemplo do fotógrafo amador Leandro Barcellos, gaúcho de Passo Fundo que reside em Porto Velho e nos cede a imagem para saboreio dos eletricitários gaúchos. Com forte herança dos povos latinos, durante algumas décadas, Rondônia exerceu forte poder de atração sobre sulistas e nordestinos para exploração mineral, extrativismo e agricultura, desenvolvendo uma nova cultura miscigenada."
-------------------
Daqui de Itatiaia, fizemos contato com moradores da cidade de Rondônia e eles nos confirmaram a impressionante matéria acima:
" Segundo informações obtidas com o engenheiro Raimundo Martins, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rondônia-SEMA, existem plantas que pegam por estaca (galhos) e que o poste de madeira era um Ipê provavelmente arrancado verde, o que fez com que ele brotasse. Sem essa avaliação os técnicos o plantaram, e quando ele começou a florir foi um susto para população e para os próprios responsáveis... Algum tempo depois, a SEMA solicitou a mudança da rede elétrica para um poste de concreto colocado ao lado para preservar o Ipê... Assim feito, até hoje ele está por lá....sua floração é no mês de julho.... Ass: Emilli Sousa"
Veja foto de Agosto de 2009, feilo pela Emilli Sousa
Unidade
Deitando os olhos sobre a perspectiva
Das cousas, supreendo em cada qual
Uma simples imagem fugitiva
Da infinita harmonia universal
Uma revelação vaga e parcial
De tudo existe em cada coisa viva:
Na corrente do Bem ou na do Mal
Tudo tem vida evocativa
Nada é inútil; dos homens aos insetos
Vão se estendendo todos os aspectos
que a idéia da existência pode ter;
E o que deslumbra o olhar é perceber
Em todos esses seres incompletos
A completa noção de um mesmo ser...
(Raul de Leoni)
—————