ESTA PÁGINA É DEDICADA AOS ANIMAIS DITOS "IRRACIONAIS". UMA JANELA QUE VAI MOSTRAR VÁRIOS MOMENTOS EM QUE NÓS, HUMANOS, DEVERÍAMOS PENSAR MAIS NESSAS CRIATURAS DE DEUS. ELES NÃO PODEM ARGUMENTAR OU REIVINDICAR CONOSCO O QUE PRECISAM, MAS DÃO O EXEMPLO. VAMOS AJUDÁ-LOS?
|
O QUE É ISSO??!!!
Este peça rara é uma LAGARTA!! Ao perceber a presença da fotógrafa, ela levantou o "pescoço" e, abrindo a boca, colocou sua "língua bipartida" para fora e começou a exalar um cheiro muito forte.
Apreciem a seguir o show de cores e imagens destas espécies que a Mãe Natureza disponibiliza no nosso Parque Nacional do Itatiaia, através das lentes de Lúcia Teixeira:
Na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem lepidoptera. Têm o aspecto de vermes, por vezes segmentados e com os rudimentos dos três pares de patas característicos dos adultos. O estado seguinte chama-se pupa e geralmente forma-se dentro dum casulo.
Geralmente, as lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm, embora o inseto adulto raramente chegue a essas dimensões. Algumas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas culturas e jardins. Outras desenvolvem-se dentro de frutos em maturação – a mãe coloca os ovos dentro do ovário da flor e a larva alimenta-se do pericarpo ou mesmo da semente. Noutros casos, os ovos podem ser colocados por baixo da pele dum animal vivo e as lagartas parasitam-no. As lagartas das moscas alimentam-se de animais mortos ou de dejectos – são detritívoras.
Há no Brasil lagartas, denominadas taturanas assassinas, cujo veneno pode levar à morte.
No entanto, nem todas as lagartas são prejudiciais – quer ao homem, quer aos ecossistemas. O bicho-da-seda, por exemplo, é a larva que, ao passar a pupa, constrói o seu casulo com seda. Muitas lagartas fazem parte da alimentação de vários povos.
À medida que cresce, a lagarta muda de pele algumas vezes. O período entre duas mudas é chamado ínstar. A lagarta deixa de se alimentar no último ínstar, esvazia o estômago, fixa-se e sofre a última muda, da qual surge a pupa ou crisálida
CURIOSIDADE TAMBÉM É CULTURA: Por se moverem de forma semelhante, chamam-se lagartas às cintas metálicas (ou "esteiras") que unem as rodas dos veículos que requerem alta capacidade de tracção, como por exemplo os tractores utilizados na construção de estradas e terraplenagem, certos veículos militares como os tanques, etc.
Fim do Mistério dos Tucanos - Bico grande em relação ao corpo serve para dispersar calor. Uma dúvida que há séculos vinha intrigando biólogos e especialistas em evolução foi, enfin, dissipada. Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e canadenses revelou que o gigantesco bico dos tucanos serve para que o animal disperse calor, ajudando a regular a temperatura do seu corpo. Eles chegaram a essa conclusão após observar o anima - que tem o maior bico em relação ao tamanho do corpo do que qualquer outra ave, chegando a 1/3 do seu cumprimento total - com a ajuda de câmeras infravermelhas. A descoberta foi publicada na revista "Science".
“No semblante do animal que não fala, há todo um discurso que
somente um espírito sábio pode realmente entender”.
Poema hindu
Esquilo machucado
Sorte ele ainda estar vivo, pois o gato que fez isso nele - "que não é o do mato" - continua solto. Então... Que tal nós orientamos às pessoas que vem pro Parque a não trazerem seus animais domésticos?
- Quantas aves e outros animais silvestres os gatos domésticos podem matar? Os gatos domésticos não são parte do ecossitema. Eles competem com predadores nativos e transmitem doenças para os animais silvestres. Uma pesquisa de abrangência continental envolvendo 5.500 domicílios com comedouros para aves mostrou que os gatos domésticos foram predadores significativos de aves nos comedouros. Conclusão: Os gatos não são, em último caso, os responsáveis por matar nossa vida nativa - as pessoas é que o são. O único meio de evitar a predação por gatos domésticos à vida silvestre é que seus donos os mantenham dentro de casa, e por sua vez, os moradores de ambientes naturais evitem colocar comedouros em suas casas, pousadas ou hotéis. Os bichinhos agradecem.
O consumo de produtos animais, que deverá aumentar em 50% até 2020, segundo a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE), acarreta grandes riscos sanitários e coloca em perigo os ecossistemas, ressaltaram especialistas. (Veja matéria do Yahoo Notícias, de 23-01-08)
João-de-barro dá lição de solidariedade no RS
Um João-de-barro tentou salvar um Chupim na tarde de quarta-feira (31dez08), em Porto Alegre. O pássaro ficou preso em um poste de energia elétrica e batia as asas para se livrar do aprisionamento...
Sensibilizado com o sofrimento do chupim, o João-de-barro, que está instalado no mesmo poste, começou a alimentá-lo como se fosse um de seus filhotes. Vejam que o Chupim está preso de cabeça para baixo...
Moradores da região chamaram ajuda para liberar o pássaro, mas o Chupim morreu no resgate, apesar de toda a solidariedade do João-de-barro.
Final de Semana Maravilhoso!!!!
"Olhei para OS animais e vi OS renegados DA sociedade humana. Vi em seus olhos amor e esperança, medo e horror, tristeza e a certeza de terem sido traídos.
Eu me revoltei e rezei:
- Deus, isso é horrível! Por que o Senhor não faz nada a respeito?
E Deus respondeu:
- Eu fiz. Eu criei você."
Mas os humanos...!!! Até que alguns tentam.
(AGUARDE... TODA SEMANA TEREMOS MAIS ALGUMAS SURPRESAS)... A ÚLTIMA É ESSA:
Para solicitar este cartaz para impressão em gráfica, escreva ao seguinte endereço: wellington.pni@gmail.com
A VANTAGEM É QUE O CARTAZ NESTE FORMATO PODE SER ALTERADO, COLOCANDO O TELEFONE DA LOCALIDADE ONDE VAI SER DIVULGADO. PEDIMOS NÃO ALTERAREM AS DEMAIS INFORMAÇÕES PARA QUE NÃO SE PERCA A ORIGINALIDADE DO TRABALHO E DO PROJETO. GRATO.
Em defesa desses bichinhos, algumas palavras de quem tenta ajudar...
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais (...) os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." - Charles Darwin
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." - Arthur Schopenhauer
"Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer!" - Jeremy Bentham
"O Homem não é o único animal que pensa, mas é o único que pensa que não é animal" - Pascal Picq
"O mundo material é em si um lugar sempre cheio de ansiedades e, pelo incentivo à matança de animais, toda a atmosfera polui-se cada vez mais, com guerras, pestes, fome e muitas outras calamidades indesejáveis." - Swami Prabhupada
Links:
- PETA EN ESPANOL
( People for the Ethical Treatment of Animals)
- Instituto Nina Rosa
- Site VIVA OS ANIMAIS
—————